Igreja Matriz São Pedro Apóstolo Paróquia inaugurada no século XIX, mais precisamente no ano de 1887, através da iniciativa de um padre da época chamado Gattone, o templo foi construído como sendo segunda propriedade do Governo, feita com uma estrutura de madeira, com paredes de barro e coberta de tabuinha, no qual destacava-se apenas uma torre principal com sino, caracterizada como monumento de estilo neogótico.
No ano de 1940, o morro da Igreja Matriz passou por modificações radicais com a demolição do antigo templo e foi então construída a nova matriz, também sofreu alterações o antigo cemitério católico que existia atrás da igreja, que foi então transferido para o cemitério público. Por estar localizada no centro da cidade de forma estratégica, e pelo bom estado de conservação, a Igreja Matriz é o maior monumento histórico da cidade, chamando a atenção dos turistas que visitam a cidade. Seu estilo está entre o gótico e o romano, conseguindo manter plena harmonia, possui uma escadaria com 115 degraus e uma única máquina movimenta oito mostradores de relógios, sendo a única na América Latina. Seu interior é ornamentado com magníficos vitrais e no exterior possui uma gruta com passagens da “Via Crussis” que foram doadas por famílias tradicionais da cidade.
Curiosidades sobre a Igreja Matriz
ANTECEDENTES: Havia uma igreja no alto. Havia um cemitério anexo, desde 1867. A igreja foi demolida e o cemitério transferido para o bairro Sta. Terezinha.
FREI GODOFREDO SIEBER era o pároco de então. Permaneceu aqui de 1938 a 1948, auxiliado pelo irmão franciscano, Frei Bonifácio Krechel, chegado em 1944. Eles mesmos, de hábito franciscano, iam à pedreira e ao mato ajudar a retirada de pedras e toras de madeira.
PEDRA FUNDAMENTAL: Em agosto de 1942 deram início a terraplanagem, totalmente manual, auxiliados por carroças puxadas por cavalos. Em 1943 começaram a ser trazidas as pedras para o fundamento. Vinham de Bela Vista, rio abaixo, transportadas por balsa. Com a presença do Bispo Dom Pio Freitas, foi lançada a pedra fundamental, aos 8 de agosto de 1944. as pedras foram ligadas com massa de cal, areia e água. Os tijolos maciços era trazidos com carroça puxados a cavalos da região de Barracão, próximo a Brusque. Em junho começou o corte de madeira; Frei Godofredo ia trabalhar junto, de manhã à noite. As toras de canela preta, cedro e peroba eram transportadas por grandes carroças com 4 a 6 cavalos. Dentro da mata usavam-se 10 a 15 juntas de bois, arrastando toras de até 12 metros. As localidades de Arraial, Gasparinho e Poço Grande forneciam a madeira.
CRUZ: Aos 16 de maio de 1946, na festa de Santa Cruz, foi colocada a primeira cruz numa torre já levantada. FORRO: Foi usado estuque, traço de cal e areia sobre telas de ferro, cobertas de reboco. Acima há um assoalho de madeira.
IMAGEM DE SÃO PEDRO: Com 3 metros de altura, formada por três partes de cimento, pesa 1200 quilos. Colocada no alto da fachada em outubro de 1947.
PRIMEIRA MISSA: Até agora a missa e casamentos eram celebrados no salão Cristo Rei, em baixo. No dia 6 de agosto de 1947, foi celebrada a primeira missa na nova e ainda inacabada igreja. A partir de janeiro de 1948 as missas dominicais são celebradas na matriz nova.
VITRAIS, PISO E PORTAS E ALTAR: A partir de setembro de 1948 a dezembro de 1952 foram colocados os vitrais, pisos e portas. O mesmo altar-mor da antiga igreja foi colocado na nova.
ESCADARIA: Em fevereiro de 1954, quatro pedreiros de Nova Trento iniciaram a escadaria com 2.000 metros corridos de granito, 16 metros de largura, 115 degraus. A escada menor, que vai ao Salão Cristo Rei tem 102 degraus.
RELÓGIO: Aos 31 de outubro de 1954 foi inaugurado o relógio, por Dom Inácio Krause. Tem 8 mostradores. Uma única máquina: 400 quilos. Peso para marcha: 80 quilos; peso para batidas de quarto de hora: 110 quilos; peso para batida das horas: 110 quilos. Um eixo que passa de uma torre para outra transfere o movimento aos mostradores.
NAVE: Comprimento: 47m – largura: 24,25m e altura: 13,15m
TORRE: 45m de altura.
BENÇÃO SOLENE: Aos 3 de maio de 1956, Dom Inácio Krause benzeu solenemente a Matriz de São Pedro Apóstolo de Gaspar.